Entenda como foi feita a preparação antes da estreia do Braga em 2025
Preparador físico Fred Pozzebon explicou os detalhes da volta aos treinos antes da estreia no Paulistão
Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
Texto: Cárila Covas
O ano de 2025 começou de forma atípica para o futebol brasileiro. Com um curto período de preparação para a estreia no Campeonato Paulista, o elenco do Red Bull Bragantino se apresentou no dia 6 de janeiro, mas já vinha seguindo uma rotina de treinos físicos desde dezembro, planejada para manter o ritmo e minimizar os impactos da pausa de fim de ano.
O preparador físico Fred Pozzebon explicou os detalhes do planejamento. “Começamos a estruturar o programa logo após o término do Brasileirão do ano passado. Recomendamos treinos específicos para os atletas durante as férias, o que os ajudou a chegar em um nível físico avançado, essencial para o pouco tempo que tínhamos disponível”, afirmou.
A rotina intensa incluiu sessões de treinos em período integral, acompanhadas de avaliações conduzidas pelos departamentos médico e de performance. “Nosso foco inicial foi a readaptação e o recondicionamento físico, sem sobrecarregar os atletas, o que era uma preocupação importante”, destacou Fred.
Ele também ressaltou o equilíbrio necessário na execução dos treinos com o elenco reunido. “Conseguimos seguir o planejamento, ajustando pontualmente para atender às necessidades de cada jogador. Foi uma semana muito produtiva, onde priorizamos a parte física e já integramos os conteúdos técnicos do Fernando Seabra, fundamentais para o início da temporada”, explicou.
Na primeira semana, os trabalhos focaram na parte metabólica, de acordo com Fred. “Conversávamos com o Seabra para alinhar os treinos e garantir que contribuíssem para o desempenho físico da equipe. Já na segunda semana, abrimos os campos, focando em força, velocidade e desenvoltura, preparando os atletas para situações de jogo mais específicas.”
DESAFIOS E RECUPERAÇÃO
Com jogos programados em intervalos de apenas dois dias, o desafio de manter os atletas em alta performance será grande. “A recuperação será essencial. Vamos personalizar os trabalhos, com alguns atletas focando em força na academia, outros em recuperação no departamento de performance, e ajustando conforme a necessidade de cada um. Teremos momentos em que será necessário rodar o elenco, algo natural devido à intensidade do calendário”, concluiu Fred.
Confira a entrevista completa do preparador físico Fred Pozzebon e o técnico Fernando Seabra no pré-jogo a seguir!
ESTREIA E REFORÇOS!
O Red Bull Bragantino inicia sua campanha no Paulistão nesta quinta-feira (16), enfrentando o Corinthians no Nabizão, às 19h30, com ingressos já esgotados.
Para a temporada, o clube anunciou cinco reforços: o centroavante Pitta, os atacantes Fernando e Lucas Barbosa, o zagueiro Guzmán Rodríguez e o volante Gabriel Girotto, prometendo ainda mais competitividade para 2025.