Falaaa, meus craques do campinho! Aqui é o professor Toro Loko na Resenha, o maior camisa 10 dos conteúdos de futebol. Hoje eu vou te contar um segredo de mestre: tem uma formação no futebol que tá lotada de malandragem, mas é ideal pra quem quer matar o meio-campo no peito e fazer o adversário suar a camisa.
Qual é o nome dessa estratégia? 3-6-1. Pode até parecer número de telefone, mas é uma técnica das boas. Bora entender como funciona esse esquema de jogo esperto, diferentão e com uma estratégia poderosa!
Mas, afinal, o que é 3-6-1? Calma, meu jovem aprendiz. Esses números ajudam a entender como o time vai ser organizado dentro de campo. Se liga nessa conta fácil:
Pra você visualizar melhor, pensa nessa estratégia como um paredão no meio de campo. Quem jogar usando o 3-6-1 quer segurar a posse de bola, controlar o jogo e, de quebra, ainda deixar o adversário sem fôlego!
Se liga nessa malandragem, meu parceiro! Olha as vantagens:
Quando a gente coloca 6 jogadores no meio, dá pra trocar passe, fazer tabelinha, marcar, inverter o jogo e até jogar um foguete pra frente. É como se fosse um polvo cheio de braços dominando o campo inteiro.
Mesmo que pareça pouco, com 3 zagueiros o time fica todo fechado. Os meias ajudam na defesa, metem pressão na hora de marcar e ainda fazem o adversário ter dificuldade para pensar, evitando um ataque.
Com um atacante só, o nosso herói, a bola é levada pra frente como um foguete! Afinal, nosso protagonista é rápido, brabo e esperto.
Se você quer dar uma de técnico e entender como o esquema é organizado, bora prestar atenção nessa aula aqui:
Sim, essa técnica não fica só no videogame, hein? Já rolou várias vezes na vida real. Muitos técnicos usaram esse esquema em muitos jogos importantes, principalmente pra segurar o jogo e surpreender na hora do contra-ataque. Pra ter uma ideia, até na Copa do Mundo já rolou esse esquema.
O 3-6-1 é pra quem quer mandar no meio-campo como se fosse o dono do campo todo. Mas olha só: não é só enfiar um monte de gente no meio e achar que vai dar certo. Tem que meter treino, estratégia e jogadores que sabem o que estão fazendo!
Se o time tiver um bom entrosamento, com os meias voando e o atacante ligado no 220V?, pode ter certeza que os adversários vão até ter pesadelo nessa partida. Mas se não rolar organização… aí o time pode virar uma bagunça só, igual reunião de condomínio.