Foto: Ari Ferreira / Red Bull Bragantino
Texto: Vinicios Oliveira
O Red Bull Bragantino conquistou uma importante vitória no primeiro duelo das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Na noite desta quarta-feira (14), em Sangolquí-EQU, o Massa Bruta venceu o Independiente del Valle por 2 a 0 e construiu uma boa vantagem para o duelo da volta. Fabrício Bruno e Eric Ramires anotaram os gols da partida.
Com este resultado, o Braga pode empatar ou até perder por um gol de diferença que avança para as quartas de final. Caso perca por 2 a 0, a vaga será decidida nos pênaltis. Qualquer vitória do rival por três ou mais gols de diferença classifica o time equatoriano. A segunda e decisiva partida será realizada na próxima quarta-feira (21), às 21h30, no Nabizão.
Antes disso, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Red Bull Bragantino entra em campo neste domingo (18) para receber o Santos. O duelo será realizado às 20h30, em Bragança Paulista.
O jogo
A partida iniciou com maior posse de bola dos donos da casa, mas o time comandado por Maurício Barbieri começou a encontrar mais espaços depois dos 15 minutos de jogo. Logo em sua primeira oportunidade, aos 18 minutos, o Braga abriu o marcador com Fabrício Bruno. Após cobrança de escanteio de Artur, o zagueiro se movimentou bem na área e cabeceou sozinho para o fundo das redes.
Aos 37 minutos, em cobrança de falta, o meia Gaibor exigiu uma grande defesa de Cleiton em cobrança de falta. O goleiro do Massa Bruta foi buscar a bola rasteira no canto direito.
Em resposta ao time equatoriano, Cuello lançou Artur em velocidade no minuto seguinte e viu o companheiro mandar um forte chute a gol de dentro da área, obrigando o goleiro Moisés Ramiréz a fazer uma grande defesa.
Aos 42, marcando em linha alta, Jadsom tentou fazer o corte em um passe da zaga rival e acabou finalizando ao gol, mas Moisés Ramiréz encaixou a tentativa inesperada.
Na segunda etapa, o Massa Bruta assustou o del Valle logo no primeiro minuto. Após roubada de bola no meio de campo, Cuello aproveitou a sobra e bateu da entrada da área. O chute passou perto da trave esquerda e saiu pela linha de fundo.
Com a expulsão do atacante Bauman, aos 12 minutos, o Red Bull Bragantino ganhou mais espaço para atacar e assustou o del Valle no minuto seguinte. Pela direita, Artur passou para Aderlan e viu o companheiro cruzar rasteiro. A zaga afastou mal e a sobra ficou novamente com Artur. O camisa 7 bateu de primeira e a bola passou perto do ângulo de Ramiréz antes de sair.
Aos 14 minutos, em nova descida pela direita, Praxedes levantou a bola na área e quase ampliou o placar. O cruzamento foi fechado e passou próximo ao gol de Ramiréz.
De tanto insistir, o Massa Bruta ampliou o marcador aos 19 minutos em uma linda jogada. Após passe de Edimar, Ytalo deu o corta-luz e a bola ficou com Praxedes. Livre de marcação, o meia serviu Eric Ramires, que bateu de primeira para o fundo do gol.
Aos 36 minutos, em um rápido contra-ataque, Pedrinho conduziu do meio de campo até a área, mas na hora de finalizar foi alcançado pelos defensores e a bola saiu pela linha de fundo.
Nos minutos finais, o Braga anulou as tentativas de ataque do rival e levou uma vantagem muito importante na bagagem para o Brasil.
Independiente del Valle 0 x 2 Red Bull Bragantino
Local: Estádio Banco de Guayaquil, em Sangolquí-EQU;
Árbitro: Roberto Tobar-CHI;
Assistentes: Christian Schiemann-CHI e Claudio Rios-CH;
Cartões amarelos:
Cartão vermelho: Bauman (IND);
Gols: Fabrício Bruno, aos 18min do 1ºT, e Eric Ramires, aos 19min do 2ºT (Red Bull Bragantino).
Red Bull Bragantino: Cleiton; Aderlan, Fabrício Bruno, Léo Ortiz e Edimar; Jadsom, Praxedes e Eric Ramires (Lucas Evangelista); Artur, Ytalo (Alerrandro) e Cuello (Pedrinho). Técnico: Maurício Barbieri.
Independiente del Valle: Moisés Ramiréz; Schunke, Pacho e Segovia; Alan Minda (Landázuri); Previtali, Faravelli (Jhon Sánchez), Bryan García, Gaibor (Gruezo) e Guerrero (Sornoza); Bauman. Técnico: Renato Paiva.