Foto: Gabriel Honorato / Fortaleza EC
Texto: Cárila Covas
A Federação Paulista de Futebol confirmou o retorno das duas divisões no Campeonato Paulista Sub-20 para 2025 e divulgou os grupos durante reunião virtual do Conselho Técnico.
O Red Bull Bragantino está no Grupo 2, ao lado de Palmeiras, Corinthians, Botafogo-SP, Ituano, Portuguesa, São Bento, Água Santa, União Suzano, Rio Claro, Referência FC, Sertãozinho, Santo André, Araçatuba FC, União São João e Jabaquara.
No total, 48 equipes foram distribuídas em três grupos de 16 times, com base no ranking da categoria elaborado pela FPF. A competição terá seis fases, começando em 25 de abril e terminando em 15 de novembro.
FORMATO DE DISPUTA
Na primeira fase, os times se enfrentam em turno único, classificando-se os 10 melhores de cada grupo, além dos dois melhores 11º colocados.
A partir da segunda fase, em sistema de mata-mata, os confrontos serão definidos por critérios técnicos: o time de melhor campanha enfrenta o 32º colocado geral, o segundo encara o 31º, e assim por diante. Em caso de empate no placar agregado, a decisão será nos pênaltis.
ACESSO E REBAIXAMENTO
Com o retorno das duas divisões, os acessos e descensos agora não dependem do desempenho das equipes profissionais. O objetivo da FPF é que a elite do Paulista Sub-20 tenha 32 clubes até 2029.
Até lá, nas edições de 2025, 2026, 2027 e 2028, serão rebaixados seis times por ano (os dois piores de cada grupo) e promovidos dois da Série B. A partir de 2029, o modelo muda: quatro equipes serão rebaixadas e outras quatro sobem da divisão de acesso.
Saiba mais: Brasileirão Sub-20: Braga empata com o Fortaleza no PV