Texto: Rafael Pereira
Nos últimos dias, três profissionais do futebol do Red Bull Bragantino estiveram em Salzburg, na Áustria, com o objetivo de aprimorar o trabalho executado no Brasil em relação à filosofia de jogo praticada pela Red Bull em todo o mundo. Gabriel Amaral (treinador do Sub-17), Artur Itiro (treinador do Sub-20) e Cris Lima (auxiliar técnico do Sub-20) foram os enviados do Massa Bruta para a experiência.
Durante o período, o trio acompanhou treinamentos e jogos das categorias de base e da equipe profissional.
Artur Itiro comentou sobre a imersão na metodologia. “Foi possível ver uma linha de progressão entre o que fazem do Sub-12 até o profissional. Muito legal para reforçar alguns pensamentos nossos. Avaliar em que ponto estamos em relação a eles em termos técnicos, táticos, físicos e mentais, em termos de processos também. E é bem importante ver que estamos em um caminho que eu diria que é tão bom quanto o deles. Tem aspectos que nós atacamos mais do que eles, e outros que eles atacam mais do que nós. Então foi bom também para complementarmos a nossa visão aqui”, disse Artur.
Auxiliar de Artur no Sub-20 do Braga, Cris Lima avaliou a experiência como muito positiva. “Tivemos contatos com toda a estrutura e profissionais de Salzburg. Fomos muito bem recebidos, nos apresentaram tudo. O objetivo foi buscar um contato mais próximo com toda a filosofia, desde o processo de formação. Falamos com o pessoal da diretoria, das comissões técnicas de cada categoria, incluindo do time profissional. Então foi muito proveitoso”, comentou.
Já Gabriel Amaral destacou que “o principal objetivo foi imergir especialmente na cultura e modelo de jogo praticado pela nossa matriz, entendendo como a ideia é aplicada no dia a dia das categorias de formação e na profissional. São oportunidades que, por conta da rotina e da distância física, não temos normalmente. Procuramos extrair todo o possível de cada conversa, observações, troca de experiências e tentar aplicar na nossa cultura aqueles pontos que enxergarmos possíveis, não deixando de respeitar a cultura do jogo e do jogador brasileiro”, explicou Gabriel.
Agora, o trio Bragantino retorna ao Brasil e foca na preparação das equipes de base do Massa Bruta para a temporada 2023.