
Foto: Lucas Zenatti/Red Bull Bragantino
Texto: Rafael Pereira
Bom desempenho no campo e nos estudos. No Red Bull Bragantino, os atletas da base sabem que precisam se dedicar tanto nos treinos quanto na escola. A mudança para o Centro de Performance e Desenvolvimento, novo centro de treinamento do clube, veio acompanhada de um novo local de estudos para os Garotos do Massa Bruta. Desde o início deste ano letivo, todos os jovens atletas vinculados ao Braga estudam no Colégio Populus, instituição de ensino particular localizada em Atibaia.
Para que os alunos atletas tivessem tranquilidade nessa transição para um colégio particular, o clube ofereceu todo o suporte necessário. É o que explica Luciana de Mendonça, coordenadora pedagógica do Red Bull Bragantino que acompanha de perto a rotina escolar dos jogadores.
“A maioria nunca estudou em escola particular e isso trouxe uma ansiedade para eles. ‘Eu não vou dar conta’, ‘Luciana, eu não consigo’. Mas o clube montou toda uma estrutura para adaptar nesse momento de transição escolar. Temos dois novos profissionais para auxiliar os meninos. O Paulo, responsável pelas disciplinas exatas, e a Bruna, para a parte de humanas e linguagens”, explicou Luciana.
“Não podemos deixar de citar o quanto o Colégio Populus se empenhou para receber esses meninos nesse momento de adaptação. Então hoje os meninos já estão aceitando mais esse novo desafio, estão vendo que são capazes de acompanhar o ensino particular”, completou.
Para os atletas, está claro que é preciso focar nos estudos em paralelo aos treinos para que garantam um bom futuro independente do que aconteça em suas carreiras no futebol. “É uma fase de adaptação bem difícil, porque a rotina de estudos é mais pesada. Na minha escola antiga era bem mais leve. Mas estou me adaptando bem, a escola é bem estruturada. A carreira do futebol é bem ingrata, às vezes nem os melhores conseguem alcançar os objetivos. E, para mim, uma estrutura melhor de estudos vai me alavancar no futuro. Se eu não der certo no futebol, eu tenho um estudo para conseguir um bom serviço”, disse Artur, goleiro da categoria Sub-14.
Com a elevação no nível do ensino, foi preciso mais dedicação dos alunos. Segundo o meio-campista Jorge, do Sub-15, a mudança foi positiva. “O dia a dia está sendo bem corrido, mas foi o que eu escolhi. De manhã vamos para a escola e eu gosto muito de ir. O nível é muito bom, nós entendemos bastante o que os professores têm para nos dizer. Depois voltamos para o CT e treinamos à tarde. À noite tem mais estudo. Então a rotina acaba ficando bem corrida, mas mesmo assim temos bastante tempo para descansar. Nós conseguimos adquirir os conhecimentos do treino e da escola”, disse.
Diretor do Colégio Populus, Marcio Espada destacou a relevância da parceria. “É muito importante para nós do colégio, porque ela traz visibilidade, traz uma marca forte que é o Red Bull Bragantino vinculada ao nosso nome, o que nos traz muito orgulho e satisfação. Nos traz a oportunidade de trabalhar com esses alunos que são atletas, que tem esse objetivo muito claro para a vida deles. Mas a escola pode contribuir com um ensino de qualidade, acolhedor, em que se valoriza o respeito e o relacionamento sadio dos alunos”.