Foto: Fernando Roberto/Red Bull Bragantino
Texto: Rafael Pereira
Destaque em todas as categorias da base do Red Bull Bragantino, o goleiro Gustavo Reis está inscrito para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Junior 2023. O atleta, que chegou ao clube no Sub-11, disputará sua segunda Copinha com apenas 17 anos.
“Quem gosta de futebol e quer ser jogador, quer jogar a Copinha. E em 2022 eu tive a oportunidade de jogar. Tentei dar o meu máximo e aproveitar. Joguei uma partida, contra o ABC-RN, e foi uma oportunidade enorme na minha vida. Minha família no estádio e todo mundo vendo. Foi um aprendizado muito bom”, contou Gustavo. “Eu vejo que me desenvolvi muito, então acredito que esse ano será ainda melhor. Estou com muito mais confiança. Jogar a Copinha é sempre uma grande meta e eu quero aproveitar”.
No Braga desde 2016, o jovem jogador avançou rapidamente pela base e já chegou a treinar com o elenco profissional. “Eu fiquei quase oito meses no profissional em 2021. Foi um prazer enorme ter a oportunidade de treinar com o Maycon Cleiton, com o Júlio César e com o Cleiton, depois com o Lucão. Foram pessoas que mudaram minha vida. Eu via o Júlio como um pai ali. Porque ele sempre me apoiava, sempre tentava me ajudar dentro e fora de campo. Sempre conversava comigo, me incluía nas conversas para eu não ficar isolado, porque eu era muito novo. Ainda é difícil acreditar que eu converso com o Júlio pelo whatsapp”, disse Gustavo, que emendou uma fala sobre a idolatria que sente por Júlio César.
“A primeira vez que eu fui ao estádio na minha vida foi em um jogo no Pacaembu. E o goleiro era o Júlio César. Eu amava o Júlio. E treinar com ele no profissional foi algo incrível. Quando contei para a minha mãe, ela ficou muito feliz. Levo o Júlio como um ídolo, que me ajuda muito. Me ensinou como fazer algumas coisas, como sair do gol, como jogar com os pés, ele conversava comigo, me explicava. Então o Júlio é um grande ídolo na minha vida”.
A rápida evolução dentro do clube e o desempenho em campo chamaram a atenção da seleção brasileira. Gustavo Reis foi convocado duas vezes para vestir a amarelinha. “A minha primeira convocação foi para a seleção Sub-15 no começo de 2020. Me lembro que foi uma alegria imensa, de atingir as expectativas do que eu queria, realizar um sonho. Foi uma fase extraordinária. Já a segunda convocação foi no final de 2020, em que tive o privilégio de ser chamado para uma categoria acima, a Sub-17. Fui convocado pela seleção brasileira Sub-17 tendo 15 anos. E foi uma oportunidade gigantesca. Conheci pessoas que até hoje levo comigo. Nessa segunda convocação, eu estava aqui no CT, sozinho, porque foi durante a pandemia. Eu estava treinando com o Sub-23. Quando saiu a convocação e eu vi, a primeira coisa que fiz foi ligar para os meus avós, para a minha mãe. Foi uma explosão de alegria”, contou.
Sobre suas características como atleta, Gustavo destacou ser um goleiro corajoso, que joga avançado, sabe jogar com os pés e não tem medo. “Eu amo a minha profissão. Sou alegre em tudo o que faço. Sempre tento colocar na minha cabeça que eu não quero ser comum ou igual aos outros goleiros da minha idade. Eu quero ser o melhor, quero ser superior, quero me desenvolver mais. Então, para mim, estar à frente da minha idade e jogar na categoria Sub-20, jogar com o Sub-23 ou treinar com o profissional precisa ser uma meta. Isso faz eu me desenvolver e ter mais confiança. Essa é uma oportunidade que o clube me deu e que venho aproveitando. Para os torcedores que ainda não me conhecem, digo que quero me desenvolver aqui no clube, porque meu coração está aqui. Então tudo o que eu puder fazer, darei meu máximo”.
A dedicação nos gramados e o carinho pelo Braga tem relação direta com sua vida pessoal. A chegada do goleiro ao clube ocorreu após uma grande perda. “Cheguei em uma fase bem difícil da minha vida e basicamente o clube abriu as portas para mim, para a minha família, para a minha mãe. Foi de uma forma incrível. Eu tinha acabado de perder o meu pai e foi o momento em que a gente precisava de alguma ajuda. E o clube veio, todas as pessoas do clube com quem trabalhei vieram, me protegeram e ajudaram a minha família. Assim, minha paixão pelo clube foi lá em cima. Eu não torcia para o clube antigamente, não conhecia, era muito novo. Mas com o passar do tempo, fui me identificando muito. Então eu acabei me apaixonando. Hoje eu falo que eu sou Red Bull Bragantino. Eu sempre vou ao estádio para assistir e torcer. E hoje a minha família inteira torce”.
O pai do goleiro era caminhoneiro e faleceu em um acidente de trânsito enquanto trabalhava. A perda impactou muito no dia a dia da família, inclusive financeiramente. Por isso, Gustavo disse querer dar um futuro melhor para a mãe. “Eu sou um cara que quer fazer de tudo pela família. Antes do meu pai falecer, eu tinha uma boa condição de vida. Não era extraordinário, mas não era ruim. Era uma vida tranquila, sem preocupações. Mas com a perda do meu pai, ficamos nesse aperto. Porque a gente dependia da renda do meu pai. Então passamos a depender de uma pensão de um salário-mínimo. Por isso o período do Sub-11 ao Sub-14 foi muito difícil, porque eu ainda não podia ficar alojado e precisava vir para o CT todos os dias. Mas esse esforço está valendo a pena. Eu devo minha vida inteira para a minha mãe por todo esse esforço dela para realizar o meu sonho. Então tudo o que eu puder fazer pela minha mãe, vou fazer”, explicou.
Além da mãe e do irmão, Gustavo conta com mais uma pessoa para apoiá-lo. Apesar da pouca idade, o goleiro mantém um relacionamento há um longo tempo. “Já namoro há três anos, desde bem novo, e quero levar para o resto da vida. Ela entende todas as dificuldades de estar com um atleta, entende quando eu estou triste e sempre está ao meu lado para ajudar. Eu tenho muita sorte por ter pessoas muito boas ao meu redor”, finalizou Gustavo.
A estreia dos Garotos do Massa Bruta na Copinha 2023 será no dia 04 de janeiro, às 16h45, diante do Lemense. A segunda partida será no dia 07, às 19h, contra o ABC. O encerramento da fase de grupos será no dia 10, às 16h45, contra o Maringá. O Braga está no Grupo 20, com sede em Leme.