Foto e texto: Cárila Covas/Red Bull Bragantino
O Red Bull Bragantino entra em campo neste fim de semana para enfrentar o Palmeiras, no domingo (18), às 18h30, no Estádio Municipal Cícero de Souza Marques, em um duelo direto pela liderança do Campeonato Brasileiro.
Apesar dos três pontos em jogo terem o mesmo valor de qualquer outra rodada, o atacante Eduardo Sasha reconheceu a atmosfera especial que cerca a partida em entrevista coletiva nesta sexta-feira (16). "A expectativa é grande. As duas equipes vivem bons momentos e estão brigando na parte de cima. Tudo indica que será um grande jogo. Dentro de casa, temos que nos impor".
Sasha ressaltou o amadurecimento do Braga após um início irregular no Paulistão. "Sem dúvidas, acho que vivemos o nosso melhor momento na temporada. No Campeonato Paulista acabamos oscilando e isso acabou não trazendo uma confiança, mas, como houve a mudança de competição, tivemos um tempo maior de preparação. Entramos mais preparados, e estamos nos mantendo regulares. Então, é manter a humildade, concentração, saber que ainda não ganhamos nada e continuar nesse ritmo, para que a gente possa brigar por coisas maiores."
O atacante também comentou sobre sua performance individual. Em 20 partidas, Sasha marcou dois gols, mas seu papel vai além das estatísticas. "Claro que como atacante a gente quer marcar em todos os jogos. Mas já passei por isso na carreira. Hoje estou mais maduro, sei que posso ajudar de outras formas, abrindo espaço, dando assistência. O importante é o coletivo".
A maturidade citada por Sasha se reflete no entendimento tático do time, que tem apostado na pressão alta para desestabilizar os adversários, mesmo com mudanças na forma de jogar. "Temos pressionado bastante e conseguimos gols assim. Adversários até mudam o jeito de jogar para tentar escapar da nossa marcação. Isso mostra como estamos impondo nosso estilo", analisou.
Com uma das defesas menos vazadas da competição e um ataque eficiente, o Red Bull Bragantino tem se mostrado competitivo tanto em casa quanto fora. Segundo Sasha, a solidez defensiva começa no ataque. "A defesa começa com a gente, lá na frente. Quando pressionamos bem, facilitamos para os zagueiros. Isso mostra o esforço coletivo".
Sobre o desafio diante do Palmeiras, Sasha destacou a necessidade de precisão. "Sabemos que talvez não tenhamos tantas chances por ser uma defesa sólida, então quando tivermos, temos que aproveitar".
Além do Brasileirão, o clube também encara um duelo decisivo pela Copa do Brasil na próxima semana, diante do Criciúma. Sasha, no entanto, garante que o grupo está pronto. "Tivemos uma semana cheia de preparação. O elenco é forte, com jogadores do mesmo nível, e isso nos ajuda a manter o ritmo mesmo com uma sequência pesada".
A força do grupo, aliás, é uma das principais armas do Massa Bruta, na visão do atacante. "Temos uma disputa saudável por posição. Eu, Pitta, Borbas, quem entrar vai estar preparado. Isso só fortalece o time".
A experiência de Sasha, hoje com 33 anos, também tem sido fundamental fora de campo. O atacante falou sobre a importância de manter um bom ambiente no vestiário. "Já vivi isso em outros clubes campeões. Um grupo unido, com humildade, respeitando quem está jogando, faz toda a diferença. Além da busca pela conexão com a cidade de Bragança Paulista."
Para acompanhar a coletiva entrevista completa com o camisa 8, Eduardo Sasha, acesse a Massa Bruta TV.