tags Futebol
tagsem 20/05/2025
CONTEÚDO / NOTÍCIAS

Capitão do acesso e atual coordenador técnico do Red Bull Bragantino, Julio Cesar inspira jovens da base em conversa especial

Bull Talks com Julio Cesar (Foto: Lucas Zenatti/Red Bull Bragantino)

Foto: Lucas Zenatti/Red Bull Bragantino
Texto: Cárila Covas

A tarde desta terça-feira (20) foi especial para os jovens atletas das categorias sub-14 e sub-15 do Red Bull Bragantino. Quem comandou o Bull Talks dessa vez foi Julio Cesar, ex-goleiro e atual coordenador técnico do profissional, que compartilhou sua trajetória dentro e fora das quatro linhas - com destaque para seu papel decisivo na história recente do clube.

Julio foi capitão da equipe que conquistou o título da Série B do Campeonato Brasileiro em 2019, levando o Braga de volta à elite do futebol nacional com protagonismo e liderança. A campanha daquele ano, marcada pelo futebol ofensivo e pela solidez defensiva, teve em Julio uma das principais referências, não apenas pela experiência em campo, mas também pelo comportamento fora dele.

Natural de São Paulo, ele iniciou sua trajetória no futebol no infantil da Associação Atlética Guapira, passando depois pelo sub-15 do Corinthians. No clube alvinegro, foi multicampeão e viveu grandes momentos, incluindo conquistas da Copa São Paulo, Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro, Libertadores, Mundial de Clubes e Recopa Sul-Americana. Teve ainda passagens por Náutico e Santa Cruz, mas foi no Red Bull Bragantino que encontrou o ambiente ideal para encerrar sua carreira de forma marcante.

Chegou ao clube em 2018, inicialmente para disputar o Campeonato Paulista com um contrato curto de cinco meses. No entanto, seu desempenho, postura e liderança o mantiveram no elenco. No ano seguinte, veio o título da Série B.

Aos 38 anos, Julio decidiu pendurar as luvas e dar início à sua transição para a gestão esportiva, onde atua há dois anos com a mesma dedicação que demonstrava dentro de campo. "No meu penúltimo ano como atleta, eu já estava fazendo cursos da CBF. Aproveitei tudo que queria nos gramados e isso me deu tranquilidade para a decisão", comentou.

Durante o bate-papo, ele falou sobre as motivações que o moviam diariamente como jogador. "Era o meu sonho. Eu amava treinar. Gostava mais de treinar do que jogar. Quando cheguei ao Braga, não sabia jogar com os pés. Precisei me reinventar, e isso me motivou, por exemplo. O prazer de evoluir e conquistar era o que me movia".

Respondendo às perguntas dos jovens e também de membros da comissão técnica, como o treinador do sub-15 Rafael Monzem, Julio destacou que, se pudesse voltar no tempo, daria mais atenção à parte física. "Na minha época, não dávamos muita atenção para a academia, e eu ia pouco. Hoje, eu focaria mais nisso e na alimentação".

Ao final do encontro, Julio refletiu sobre a importância de compartilhar sua história com os jovens da base. "Foi uma troca de experiência muito legal. Acho importante que eles vejam que é possível alcançar grandes objetivos, principalmente quando quem está com eles no dia a dia mostra isso com exemplo. Minha história é parecida com a deles, e se isso ajudar, já valeu a pena."

Ele deixou um recado importante aos garotos. "Antes de sonhar com grandes estádios, sonhem em jogar aqui no Estádio Municipal Cícero de Souza Marques. Isso vai significar que chegaram no profissional. Se vocês vencerem aqui, estão prontos para vencer em qualquer lugar", concluiu.

BULL TALKS
O Bull Talks é uma iniciativa do Red Bull Bragantino que visa promover a troca de experiências entre profissionais do esporte e os jovens talentos da base. A proposta é inspirar, orientar e fortalecer a mentalidade dos atletas, apresentando histórias reais de superação, transição e conquistas no futebol.

RED BULL SHOP