E aí, meus companheiros do gramado! Preparados pra mais uma resenha cabulosa com o seu amigo, o único, o imparável, professor Toro Loko? Estou na área pra te explicar como funcionam os escanteios no futebol de campo!
Já percebeu aquela hora em que a bola sai pela linha de fundo, mas ninguém vibra como se fosse gol? Aí o juiz aponta lá pro cantinho e o bandeirinha começa a fazer aquela pose de estátua, segurando a bandeira pro lado do escanteio… É disso que estou falando! Bora entender tudo isso com o professor aqui!
Se liga nessa explicação: o escanteio, que também é chamado de tiro de canto, é quando a bola sai pela linha de fundo, mas foi o time que tava defendendo que deu o último toque na bola. Aí o juiz marca escanteio pro time adversário cobrar do cantinho do campo.
É como se fosse o seguinte: “Toma essa bola no cantinho e tenta fazer um gol aí, se tu for bom mesmo!”
E aí, professor, onde é que a gente coloca a bola? A bola tem que ser colocada dentro ou tocando a linha daquele quarto de círculo que fica bem no cantinho do campo. A gente também chama ele de arco do escanteio. É como se fosse uma “casinha do chute”.
Se liga nessa dica do Toro Loko: se a bola tiver só um pouquinho encostada na linha do arco, tá valendo! É tipo gol com golzinho: encostou, tá valendo!
E aí, professor, quem pode cobrar o escanteio e levar a glória pro time? Qualquer jogador do time pode cobrar, mas é mais comum que o carinha com uma boa batida na bola seja escolhido, como se fosse o rei da cobrança. Então, o meia canhoto, o lateral habilidoso ou o destro da perna calibrada podem marcar essa.
O jogador pode bater com o pé esquerdo ou direito, de efeito, direto pro gol ou até cruzando na área. Vale até um escanteio curto, tocando pro parceiro pra seguir com o jogo.
Agora vem a parte que separa os homens dos meninos:
Pode, sim! Se o cara for bom de curva, tipo um cobrador de falta nível ouro, pode mandar direto pro gol e… GOLAÇO OLÍMPICO, MEU PARCEIRO!
Sabe por que chama “gol olímpico”? Porque foi feito pela primeira vez num jogo entre a Argentina e o Uruguai logo depois das Olimpíadas. Mas essa é uma resenha que a gente deixa pra outro dia!
Se o jogador tiver a audácia de chutar o escanteio e a bola sair direto pela linha de fundo, sem ninguém ter encostado nela… aí é TIRO DE META pro time que tava defendendo. Ou seja: jogada perdida. Tristeza no coração da torcida, hein?
Se liga: escanteio não é só cruzar na área e torcer, não! Muitos jogadores têm várias jogadas que são ensaiadas no treino pra pirar o cabeção da zaga:
Dica valiosa do Professor Toro Loko: treina essas jogadas e combina os sinais com o seu time, seja uma coçada de cabeça ou a mão no meião.
Pega a visão do Toro:
E aí, curtiu essa resenha de escanteio com o Professor Toro Loko? Agora, na próxima partida, você já sabe direitinho quando é escanteio, como cobrar e até inventar uma jogada das brabas com os seus parceiros!