Vamos falar dos equipamentos obrigatórios no futebol, tanto pros jogadores que brilham no campo quanto pros juízes que mandam na parada.
Porque não adianta ter habilidade de craque se esquecer a caneleira, né? Vai acabar tomando cartão antes mesmo de encostar na bola!
Se você tá começando no futebol ou só quer entender por que o goleiro parece um guerreiro medieval e o juiz parece um semáforo com apito, essa resenha é pra você!
Vou te mostrar tudinho sobre os equipamentos que os craques usam pra brilhar no campão! Porque não é só chegar com a chuteira e sair correndo, não, hein? Tem que tá no drip do boleiro!
Tem que tá padronizado, parceiro! Todo mundo do time usa a mesma cor pra não confundir com o adversário. É a famosa camisa pesada, que representa o time, o escudo, a torcida, a quebrada! E não esquece: cada camisa tem um número nas costas. É com ela que a galera grita: “Vai, camisa 10! Faz o gol, monstro!”.
Não é bermuda de rolezinho, hein! É o calção oficial, combinando com a camisa. Tem que dar liberdade pras pernas meterem aquele drible da vaca e deixar o zagueirão perdido na resenha!
O meião sobe até o joelho, tipo um escudo pras pernas! Ele segura a caneleira no lugar e evita que o boleiro rasgue a canela na dividida. Além disso, dá aquele visual de jogador profissional que impõe respeito. “Canelinha fina, mas com estilo!”.
Essa é obrigatória, meu consagrado! Sem ela, nem entra em campo. A caneleira protege a canela dos carrinhos nervosos que vêm voando igual motoca sem freio. “Levar pancada na canela sem caneleira é pior que pisar no LEGO descalço!”
Agora sim, chegou a parte que faz brilhar os olhos do craque! A chuteira é o pé de apoio do boleiro. Tem pra grama, society, futsal, areia… cada uma com uma sola diferente. “Com a chuteira certa, até perna de pau acha que é o Messi!”
Os goleirão também têm moral, né? Eles usam luvas pra agarrar a bola igual cola Super Bonder! As luvas protegem os dedos e ajudam na pegada, porque ninguém quer tomar frango na resenha!
Se tiver frio no dia do jogo, pode mandar aquela segunda pele por baixo ou uma camisa de manga longa, mas tem que ser da cor do uniforme, hein? Nada de colocar uma blusa da Seleção do Paraguai no meio do jogo!
Nada de brinco, colar, relógio ou qualquer parada que possa machucar você ou os coleguinha. Árbitro viu, já manda tirar na hora! “Aqui é futebol, não desfile de moda, irmão!”
O goleiro tem que usar luvas pra agarrar as bolas com firmeza, camisa de cor diferente (geralmente de manga longa) e calça ou calção com proteção, porque ele vive se jogando igual gato atrás de rato! A ideia é proteger o corpo nas defesas malucas e evitar machucado feio nas voadoras de peixinho.
Também entra no kit: meião até o joelho, chuteira com boa aderência pro gramado e, se quiser, pode usar joelheira, cotoveleira e até colete por baixo da camisa. Tudo isso pra virar um verdadeiro paredão na pequena área! Afinal, o goleiro é o último a desistir e o primeiro a salvar o time!
Agora o Toro Loko na Resenha vai contar o que os juízes do jogo, os famosos árbitros, precisam usar pra botar ordem no campão!
E se liga: não é só chegar com apito na boca e cara de bravo, não! O árbitro tem equipamento obrigatório, sim senhor! E um deles é…
Esse aqui é o "superpoder" do árbitro, parça! Com eles, ele dá bronca, expulsa, e bota moral quando o jogo vira bagunça!
“Levantar cartão é igual mãe olhando feio… tu já sabe que fez cagada!”
Além dos cartões, o árbitro também tem outros equipamentos obrigatórios, tipo:
Parceiro inseparável! Sem apito, ninguém entende se foi falta, se começou, se parou… “Apitou, parou! Não tem choro nem varal!”
Porque ele é o dono do tempo, o “senhor do apocalipse” do jogo! Se ele não controlar os minutos, o jogo vira festa junina sem hora pra acabar!
Pra anotar número, nome, minuto do cartão, tudo certinho. “O árbitro tem memória de elefante, mas se garantir com a caneta é melhor!”
Boa pergunta, craque! A cor da roupa do juiz de futebol é um detalhe que muita gente não percebe, mas faz toda a diferença no jogo! E eu vou te explicar tudinho, claro
Resposta marota:Pode ser preta, amarela, azul, vermelha, verde, roxa... depende do jogo!
Mas calma aí, bebê, deixa eu explicar melhor esse rolê!
Quase isso, parça! A regra é clara (e dessa vez não é meme!): O árbitro deve usar uma cor que seja diferente dos dois times e dos goleiros.
Ou seja: se os times tão de azul e branco, o juiz vai meter um uniforme que destaque — tipo preto, amarelo ou até laranja neon se precisar! “O juiz tem que aparecer no campo, mas só pra marcar falta, não pra fazer gol, né!”.
O famoso “juiz de preto” é o estereótipo clássico — estilo juiz raiz, daqueles que até o apito é mais nervoso! Mas hoje em dia os árbitros usam várias cores, porque tem muita variedade nos uniformes dos times e precisa evitar confusão visual no gramado.
Os bandeirinhas, que são os árbitros assistentes, também usam o mesmo uniforme do juizão central. Todos combinando, tipo Power Rangers da arbitragem!
O uniforme do árbitro ainda tem:
Então anota aí, camisa 10: A cor da roupa do juiz pode variar, mas tem que ser diferente dos jogadores pra não confundir ninguém no meio da partida!
Nenhum post relacionado encontrado